Afinal, o que é a psicoterapia?
Vamos conversar sobre ela a partir de algumas definições. E também comentar sobre seus aspectos centrais.
Assim,você vai entender, por exemplo, o que diferencia a psicoterapia de uma conversa comum.
Então, vamos lá?
Para começar esta conversa, primeiramente, vamos recorrer à origem da palavra.
A palavra grega psykhē significa mente e therapeuein quer dizer curar. Psicoterapia, originalmente, significa, então, a cura da mente.
A seguir, veremos algumas definições e elas podem variar um pouco. Isso porque existem diversas abordagens psicológicas. Assim, cada uma compreende a psicoterapia de acordo com sua perspectiva teórica e prática.
Contudo, apesar das diferenças, há também uma concordância a respeito dos aspectos centrais da psicoterapia, como veremos a seguir.
Definições
Inicialmente, recorreremos ao Dicionário de Psicanálise, de Roudinesco e Plon (1998). Ele define a psicoterapia como um método de tratamento psicológico, exercido por um profissional treinado. E com o objetivo de auxiliar as pessoas a lidarem com suas dificuldades e sofrimentos de forma mais saudável.
Na sequência, selecionamos algumas definições de entidades reconhecidas nacional e internacionalmente.
A American Psychological Association define psicoterapia como um tratamento colaborativo baseado na relação entre um indivíduo e um psicólogo. O objetivo é ajudar as pessoas a viverem de forma mais saudável, feliz e produtiva.
Segundo a APA, trata-se de uma relação diferenciada porque o psicólogo proporciona um ambiente favorável que permite conversar abertamente com alguém que não faz julgamentos.
Já a United Kingdom Counsil for Psychotherapy a define como uma terapia baseada na fala para tratar problemas emocionais e de saúde mental. Lembra, contudo, que ela pode incluir também arte, música, dramatização e movimento.
Segundo a UKCP, o objetivo da psicoterapia é ajudar as pessoas a encontrarem melhores maneiras de lidar com as situações. Ainda, auxiliar a fazerem mudanças na maneira como pensam e se comportam. E, assim, melhorarem seu bem-estar mental e emocional.
Por sua vez, o Conselho Federal de Psicologia, na Resolução CFP 13/2022, define a psicoterapia como
uma prática sustentada por conhecimentos teóricos e técnicos fundamentados cientificamente, embasada por princípios éticos da profissão, desenvolvida em contexto clínico e em um relacionamento interpessoal, decorrente de uma demanda psicológica.
De acordo com o CFP, o objetivo da psicoterapia é promover a saúde mental e propiciar condições para o enfrentamento de conflitos e transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos.
Aspectos centrais da psicoterapia
Existe certo consenso de que a psicoterapia é um método de tratamento através do qual um profissional treinado, utilizando meios psicológicos, especialmente a comunicação verbal e a relação terapêutica, realiza, deliberadamente, intervenções com o objetivo de auxiliar o cliente a modificar problemas de natureza emocional, cognitiva e comportamental (Strupp, 1978, citado por Cordioli, 2008).
A partir de diferentes definições da psicoterapia, vimos que o que a diferença em relação a outras atividades se refere a: quem a exerce, de que forma e com qual finalidade principal.
A psicoterapia requer a interlocução com um profissional treinado e habilitado, que exerce esta atividade respeitando princípios técnico-científicos e éticos, com a finalidade de promover mudanças em prol da saúde e do bem-estar de quem por ela procura.
Antes de iniciar sua psicoterapia, não se esqueça de se certificar que se trata de profissional qualificado.
Este, certamente, é um primeiro grande passo, afinal, estamos falando de sua saúde mental!