Como escolher uma boa psicóloga ou psicólogo? – você pode estar se perguntado.
Depois de decidir buscar por atendimento psicológico, escolher o profissional é o próximo passo. Mas como escolher um psicólogo da melhor forma?
Talvez você já tenha tomado a decisão de iniciar psicoterapia, mas não saiba muito bem como ou por onde começar.
Escolher um ou uma profissional de Psicologia pode não ser uma tarefa fácil. Especialmente, se você não sabe muito bem quais aspectos privilegiar.
Então, sabendo que esta é uma dificuldade real e que pode atrasar ou adiar o início do tratamento psicológico, preparei um passo a passo para orientar sobre como escolher um psicólogo.
Este é um guia com orientações para você encontrar um profissional habilitado e que cumpre com as exigências éticas e legais da Psicologia.
Além disso, acrescentei à lista aspectos práticos a serem considerados para que a ida às consultas psicológicas, de fato, sejam viáveis e tenham continuidade.
Então, vamos lá?
Se você chegou até aqui é bem provável que busque por psicóloga ou psicólogo para iniciar psicoterapia.
Esta é uma atividade dos profissionais de Psicologia, embora não privativa. Ela é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia.
É preciso ter cuidado com um grande número de pessoas que se anunciam como terapeutas sem a devida formação e saber que terapeuta não é sinônimo de psicólogo.
Nem todo psicólogo é psicoterapeuta, porque existem muitas outras atividades que um psicólogo pode desempenhar. E nem todo psicoterapeuta é psicólogo, pois a psicoterapia, na atualidade, pode ser exercida por pessoas que não têm graduação em Psicologia, então, é muito importante verificar qual a formação de seu psicoterapeuta.
Sobre a busca por psicóloga ou psicólogo, pode ser que seja para você ou familiares. Talvez para uma amiga ou amigo. Os motivos podem ser os mais variados. Pode ser, por exemplo, pelo sofrimento diante do luto, de ansiedade persistente ou de um quadro de depressão.
Não importa. De qualquer forma, vale a pena começarmos esta conversa com a seguinte reflexão:
Como escolher um psicólogo ou psicóloga: cuidado com sua saúde mental
Refletir sobre esta questão pode ajudar você a se engajar na escolha de um bom profissional.
Dedicar algum tempo e atenção a certos cuidados tende a propiciar segurança e a evitar problemas futuros.
Antes de mais nada, é importante saber que a psicoterapia é um processo de colaboração mútua entre psicólogo e a pessoa atendida, baseado no diálogo, que visa à ampliação da tomada de consciência sobre si.
Ela requer um ambiente seguro, de apoio e acolhida e protegido pelo sigilo das informações.
Só assim será possível falar abertamente sobre situações pessoais, sentimentos e preocupações.
Isso quer dizer que é preciso contar com uma ou um ou uma profissional que atente não apenas aos aspectos técnicos, mas também a critérios éticos.
Além disso, é importante considerar que a psicoterapia é um processo. As transformações que ela ajuda a produzir não acontecem do dia para a noite. Requerem tempo, continuidade e persistência.
Por isso, a tendência é que você e seu psicólogo ou psicóloga se encontrem várias vezes e que os atendimentos tenham frequência semanal ou quinzenal.
Considere que, na psicoterapia, você e seu psicólogo ou psicóloga trabalharão juntos. E não estamos falando de qualquer trabalho, mas de seu processo de autoconhecimento!
Já deu para perceber o quanto a opção por um profissional pode fazer diferença, não é?
Os cuidados para escolher um profissional da Psicologia requerem algum tempo e atenção, mas tente encarar isto como investimento para si. Afinal, estamos falando do seu bem-estar e de sua saúde mental.
Profissional habilitado e qualificado significa confiança em seu acompanhamento psicológico.
Talvez você esteja se perguntando, então, como iniciar a procura por este profissional?
Por isso, preparei este roteiro, um guia para você fazer a escolha de seu psicólogo ou psicóloga com segurança.
Como saber se o psicólogo é um bom profissional?
Antes de ir a um psicólogo ou psicóloga, é importante saber que este profissional precisa estar de acordo com uma série de aspectos legais, técnicos e éticos.
Embora hoje em dia a internet seja uma boa aliada para fazer esta pesquisa por profissional de Psicologia e ela possa ser feita com o uso de dispositivos como computador e celular, saiba que é importante fazer algumas verificações para além dos sites, anúncios ou publicidades dos psicólogos, conforme indicado na sequência.
Aspectos legais sobre como escolher um psicólogo
Para garantir que você seja atendido por um psicólogo habilitado e que cumpre com as exigências legais do exercício da profissão, alguns aspectos são fundamentais. Por isso, estas orientações estão no topo da lista!
Registro no Conselho Regional de Psicologia
Para atuar como psicólogo no Brasil, além da graduação em Psicologia, o profissional precisa ter registro ativo no Conselho Regional de Psicologia da região onde atua.
Os Conselhos Regionais de Psicologia são responsáveis por orientar, regulamentar e fiscalizar o exercício da profissão de psicólogo e zelar pela observância dos princípios éticos e de disciplina da categoria.
Portanto, para garantir que se trata profissional habilitado, verifique se se ele ou ela possui registro profissional.
Como fazer isso?
É muito simples. Além do nome do psicólogo, em seu cartão de visitas, publicidade, mídias sociais ou site verifique a numeração que acompanha a sigla CRP (de Conselho Federal de Psicologia).
Esta é uma obrigatoriedade na publicidade destes profissionais.
Segundo a Resolução CFP 003/2007, que institui a consolidação das resoluções do Conselho Federal de Psicologia, em seu Capítulo II, sobre a Publicidade Profissional, dispõe:
Art. 53 – Toda publicidade veiculada por psicólogo conterá obrigatoriamente o nome
completo do profissional, a palavra psicólogo, a sigla do Conselho Regional de
Psicologia onde tenha sua inscrição e o número desta inscrição.
A numeração de dois dígitos indica a região onde o profissional atua. Ela vem acompanhada da inscrição profissional do psicólogo.
Para a atuação profissional, saiba que não basta possuir registro no Conselho Regional de Psicologia, ele precisa ser um registro profissional ativo.
A partir do número de registro profissional, você pode consultar, no site do Conselho Regional de Psicologia da região onde o profissional atua, se ele (ou ela) está realmente apto para exercer legalmente a profissão de psicólogo.
Esta busca também pode ser feita diretamente através do Cadastro Nacional de Psicólogas(os), sistema de iniciativa do Conselho Federal de Psicologia e Sistema Conselhos.
Atendimento psicológico online
A prestação de serviços psicológicos por meio de tecnologias da informação e comunicação foi regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia em 2018, através da Resolução CFP 11/2018. De lá para cá, este tipo de atendimento se popularizou muito no Brasil.
Inicialmente, se optasse pelo atendimento psicológico online, o Conselho Federal de Psicologia e os Conselhos Regionais de Psicologia exigiam dos profissionais de Psicologia uma autorização específica para este fim.
Para serem autorizados a prestarem atendimento psicológico remoto, as psicólogas e psicólogos precisavam ter um cadastro aprovado pelo Sistema Conselhos de Psicologia especialmente para o atendimento online.
Esta verificação podia ser feita através do Cadastro e-psi. Este site, vinculado ao Conselho Federal de Psicologia, listava os profissionais autorizados pelo Sistema Conselhos de Psicologia a prestarem serviços psicológicos online.
Atualmente, o cadastro e-Psi não é mais necessário, então, vale a pena redobrar os cuidados, verificando se o profissional tem CRP, se ele está realmente ativo e se tem qualificação e experiência necessárias para este tipo de atendimento.
Aspectos técnicos sobre como escolher um psicólogo
Agora que já vimos os requisitos legais para o exercício da profissão de psicólogo, vamos falar também sobre aspectos técnicos. Isso quer dizer aquilo que pode garantir que o profissional de sua escolha tenha conhecimento e experiência para auxiliar você em sua demanda.
Como saber o melhor psicólogo para mim?
Você pode estar se questionando como pode saber se o psicólogo, mesmo cumprindo os aspectos legais para o exercício da profissional, poderá auxiliar nas suas necessidades.
Como saber se a psicóloga ou psicólogo tem conhecimento e experiência sobre os assuntos que você gostaria de tratar? Como verificar como ela ou ele desenvolve esse trabalho?
Para isso, listamos aspectos técnicos a serem verificados.
Currículo do Profissional de Psicologia
Entre as orientações sobre como escolher um psicólogo, busque conhecer seu currículo.
É fundamental conferir sua trajetória educacional e profissional. Assim, algumas informações nele contidas já podem auxiliar na decisão.
A exemplo, atente para informações como: instituições na qual estudou, tempo de experiência e áreas de atuação.
O currículo do psicólogo pode estar disponível em seu site, caso tenha um. É possível encontrá-lo também em plataformas específicas como a Plataforma Lattes, principalmente se realizou cursos de pós-graduação.
Com base no currículo do profissional, em sua área de atuação e de conhecimento e em suas experiências profissionais, você pode verificar se profissional pode contribuir para a demanda que você apresenta no momento.
Caso contrário, continue suas buscas atentando para o fato de que é fundamental que a psicóloga ou psicólogo escolhido esteja capacitado para atender à necessidade que você apresenta no momento.
Especialidade em Psicologia ou formação específica
Você sabia que são diversas as especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia?
Pois é, isto quer dizer que nem todo psicólogo se especializa em Psicologia Clínica.
Cada profissional pode requerer até duas especialidades, através de concurso de prova escrita, de títulos e de comprovação de experiência profissional na área, junto ao Conselho Federal de Psicologia.
Mas atenção, conforme o Conselho Federal de Psicologia, o título profissional de especialista em Psicologia não constitui condição obrigatória para o exercício profissional.
Ele atesta o reconhecimento da atuação da psicóloga ou do psicólogo para determinada área da especialidade, qualificando a formação do profissional.
Os psicólogos não estão, contudo, obrigados a obter a titulação de especialista do Conselho Federal de Psicologia para atuar nas diferentes áreas.
Caso tenha interesse em verificar se o profissional de sua escolha possui título de especialista junto ao Conselho Federal de Psicologia, você pode verificar a listagem dos psicólogos especialistas por área de atuação através do Conselho Regional de Psicologia de sua região.
O título de especialista é apenas uma das formas de comprovação da atuação em uma área específica. Contudo, existem outras como o aprofundamento teórico através de cursos como especializações, cursos de formação ou pós-graduações, além do tempo de atuação com questões e temas específicos. Você pode atentar para esta combinação entre formação e experiência profissional.
Abordagem psicológica
A abordagem psicológica, conhecida também como linha de Psicologia, é um arcabouço teórico adotado pelo profissional para auxiliá-lo na compreensão do ser humano, do mundo e dos fenômenos psicológicos.
Ela tem, assim, relação direta com a forma como o profissional conduz o processo psicoterápico e com as intervenções que faz.
Se você já tem um maior interesse ou afinidade por uma determinada linha da Psicologia, cabe também considerá-la neste processo de escolha. Algumas abordagens em Psicologia são mais conhecidas do que outras, mas isso não significa necessariamente que sejam melhores.
Então, pergunte à psicóloga ao psicólogo qual a abordagem adotada por ela ou ele para que você possa ter uma informação geral. Isso pode ajudar você a entender melhor o que pode esperar dos atendimentos e a se engajar na psicoterapia.
Indicação de psicólogo
Caso conheça pessoas próximas de sua rede de apoio que fazem ou fizeram psicoterapia com experiências positivas, peça indicação de psicólogo ou psicóloga.
Você também pode pedir indicação a profissionais da área da saúde de sua confiança.
Contudo, tenha em mente que as impressões pessoais são muito particulares.
Isso quer dizer que, mesmo que seja um profissional bem avaliado por outra pessoa, sua percepção ou experiência pode ser diferente.
Então, por este motivo, uma orientação adicional é importante: conheça o profissional.
Acompanhe o artigo e não deixe de colocar em prática esta orientação final.
Aspectos práticos sobre como escolher um bom psicólogo
Após considerar aspectos éticos e legais e aspectos técnicos, que ajudam a identificar profissionais habilitados e competentes em sua área de atuação, seguem também algumas orientações práticas.
Elas podem ajudar na viabilidade dos atendimentos, afinal, incluir a psicoterapia na rotina sem que isso gere estresse é importante para seu bom andamento.
Estas são orientações adicionais. Isso significa que você não deve inverter a ordem das orientações, ou seja, considerar prioritariamente estes aspectos práticos e deixar de verificar se o psicólogo ou psicóloga cumpre os requisitos para a atuação profissional, por exemplo.
Depois de encontrar algumas opções de psicólogas ou psicólogos que cumprem os requisitos anteriores, só então, considere os aspectos a seguir para ajudar na decisão final.
Localização do consultório de Psicologia
Após as orientações anteriores, vale a pena incluir também a localização do consultório como um fator a ser ponderado.
Isso porque, como já vimos, a psicoterapia é um processo. Comumente, requer idas semanais ou quinzenais ao consultório.
Então, é importante ter em mente também aspectos como a proximidade ou facilidade de acesso à sua residência ou local de trabalho.
Já pensou em ter que pegar trânsito ou chegar com atraso aos atendimentos? Será mesmo que este cenário será motivador para que você dê continuidade à terapia?
Para minimizar as chances de interrupção do processo, se possível, dê preferência a uma localização viável, para que a psicoterapia possa ser incluída na sua vida sem gerar estresse.
Por isso, antecipe-se a estes possíveis cenários e, havendo possibilidade, considere a localização.
Você também pode verificar se a psicóloga ou psicóloga realiza atendimento online. Esta já é uma realidade no Brasil e pode ser uma opção mais viável para fugir do trânsito e do estresse produzido e poupar tempo.
O atendimento online tem se popularizado e ganhado cada vez mais procura pela praticidade, afinal, poupar tempo (como com deslocamentos) e ter tempo de descanso e lazer é fundamental para a saúde mental.
Além disso, outro motivo para a busca por terapia pela internet pode ser relacionado ao fato de que a psicóloga escolhida por você não esteja em sua cidade.
Felizmente, com o atendimento online é possível ter acesso a bons profissionais de Psicologia apesar da distância, dispondo de acesso à internet e de local com privacidade.
Infraestrutura e acessibilidade nos atendimentos psicológicos
Outros aspectos a serem considerados são acessibilidade e infraestrutura do consultório.
Novamente, precisamos pensar também em aspectos concretos e práticos.
A título de exemplo, se você procura atendimento para um familiar idoso, precisa garantir que o consultório tenha as condições necessárias para recebê-lo, como elevador e ausência de degraus.
Ter informações sobre a infraestrutura do local também é importante. Não se trata de luxo, mas de condições necessárias para seu acolhimento e segurança.
A exemplo, neste outro artigo sobre sigilo das informações na terapia, comento como aspectos da infraestrutura se relacionam à garantia do sigilo, como a proteção acústica.
Assim, podemos entender que a questão da infraestrutura não se resume a um aspecto prático, mas também ético.
Em resumo, avalie concretamente a adequação do espaço físico do consultório, se ele atende às necessidades quanto ao sigilo e a possíveis necessidades específicas de acessibilidade. Além disso, se ele propicia um ambiente seguro, de conforto e acolhida.
Valor da consulta com psicólogo
Quanto aos aspectos práticos, inclua também a avaliação sobre valores e honorários.
Lembro que este é um fator adicional. Você não deve inverter a ordem de prioridade e escolher seu psicólogo tendo como único fator o valor da consulta, por exemplo.
Contudo, se você já avaliou os demais critérios, pode adicionar este também.
Vamos, mais uma vez, voltar à questão de que a psicoterapia, de modo geral, não se resume a um atendimento único.
O mais comum é que ela seja realizada através de atendimentos semanais. Por isso, considerar se o valor dos atendimentos está dentro de suas possibilidades é uma forma de iniciar a psicoterapia pensando a médio e longo prazo.
Desta forma, avaliar se os valores das consultas estão dentro do seu orçamento mensal é uma maneira de pensar na viabilidade da manutenção da psicoterapia.
Esta avaliação prévia do honorário do psicólogo e do quanto impactam em seu orçamento também é importante para evitar que este venha a ser um fator de estresse.
Por outro lado, o valor da consulta nunca deve ser o único critério a ser levado em consideração e nem o fator decisivo. Desconfie da conduta de profissionais que oferecem consultas psicológicos a valores muito abaixo da tabela de referência de honorários, divulgada Conselho Federal de Psicologia, pois, além de concorrência desleal pode ser uma tentativa de atrair pacientes pelos baixos valores em detrimento da qualidade do atendimento oferecido.
Caso você tenha necessidade de atendimentos psicológicos gratuitos, considere o Sistema Único de Saúde, através das Unidades Básicas de Saúde.
Outra possibilidade de gratuidade são os atendimentos oferecidos pelas clínicas-escola de Psicologia, vinculadas a este curso de graduação, nas universidades que o oferecem.
Por fim, uma última orientação é fundamental, mas ela vai para além dos aspectos práticos e integra também os demais aspectos.
Chegou a hora de conhecer o ou a profissional! Esta é, então, uma oportunidade de entender melhor como ela ou ele desenvolve seu trabalho e verificar se é possível uma aliança terapêutica entre vocês.
Contato pessoal no primeiro atendimento com psicólogo
Após os passos anteriores, é possível que você já tenha mais segurança sobre a escolha de sua psicóloga ou psicólogo.
Sobretudo, tenha sempre em mente que a terapia é um trabalho de mútua cooperação.
Assim, é preciso haver uma aliança terapêutica positiva entre você e o profissional de sua escolha para que os atendimentos psicológicos tenham bons resultados.
Caso o profissional tenha sido indicado por pessoa de sua confiança, este é um ponto positivo.
Todavia, lembre-se que as relações são muito pessoais e você pode ter uma impressão diferente do profissional e não se sentir à vontade para seguir com as consultas psicológicas.
Assim, como etapa final do processo de escolha, contate a ou o profissional e agende uma primeira consulta.
Desta forma, você poderá verificar suas impressões e se você se sente à vontade para falar abertamente sobre as questões pessoais para prosseguir com a terapia.
Não se trata de ver o psicólogo como um amigo. Tampouco esperar que exista um relacionamento de amizade entre vocês, afinal, estamos falando de uma atividade profissional.
Trata-se de considerar como você se sente na presença e na relação com a psicóloga ou psicólogo.
Assim, busque observar como se sente durante e depois da primeira consulta psicológica.
Você esteve à vontade para falar de si mesmo? Houve uma escuta verdadeira e atenta por parte do profissional?
O atendimento propiciou algum tipo de reflexão sobre você, sua história, suas atitudes, sua forma de pensar e agir?
Você avalia que é possível que se estabeleça uma relação positiva e um trabalho de mútua cooperação?
Atente, principalmente, se há uma relação de diálogo, empatia e respeito mútuo e se, então, é possível seguir com um trabalho colaborativo.
Ética e respeito também são também pontos fundamentais, afinal, psicólogos têm um código de ética profissional a cumprir, voltado à defesa dos direitos humanos.
É importante lembrar ainda que a atuação de psicólogos e psicólogas deve contribuir para a eliminação de quaisquer formas de discriminação, negligência, exploração, violência, crueldade e opressão.
Qual o perfil de um bom psicólogo?
Escolher uma psicóloga ou psicólogo não é uma tarefa simples. Principalmente, se você não sabe por onde começar ou quais os aspectos mais relevantes considerar.
Por isso, espero que você se beneficie com este artigo.
Nele, inicialmente, falamos sobre a importância da escolha do psicólogo para que você se engaje neste processo com cuidado e atenção.
Afinal, você só tem a ganhar! O tempo que você pode levar nesta busca vale a segurança de contar com uma ou um profissional de confiança.
Na sequência, organizei um roteiro para ajudar você a fazer esta escolha.
Como você pode perceber, ele começa com cuidados para garantir que o psicólogo cumpre requisitos éticos e legais do exercício da profissão. Esta é, certamente, a prioridade.
Na sequência, incluí aspectos práticos da escolha. Eles podem contribuir para a viabilidade e continuidade da terapia em condições favoráveis.
As orientações são para ajudar você a ter uma experiência positiva com a escolha de seu psicólogo ou psicóloga.
Escolher um ou uma psicóloga de confiança é fundamental, afinal, uma relação de confiança é a base para o sucesso da psicoterapia.
Priorize sua saúde mental, escolha sempre um profissional de Psicologia e psicoterapeuta qualificado!
Olá! Meu nome é Lara Dias, psicóloga (CRP 12/12269) pela Universidade Federal de São João del Rei desde 2002, com mestrado em Educação pela Unicamp e formação em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia Sócio-Histórica. Meu compromisso é realizar atendimentos psicológicos de forma acolhedora, ética e responsável, ajudando as pessoas a construírem estratégias mais saudáveis para lidarem com as situações vividas e de forma a produzir transformações em suas realidades e em si mesmas. Vamos agendar uma primeira consulta?
melhores psicólogos do Brasil – melhores psicólogos online – melhores psicólogos em Floripa – melhores psicólogos Florianópolis – melhores sites de Psicologia Online – melhor psicólogo para ansiedade – melhor psicólogo para depressão – melhor psicólogo para luto – psicólogo bem avaliado – como encontrar bom psicólogo online