Tratamento para depressão: como a terapia pode ajudar?

Tratamento para depressão

Você sabe como a terapia pode ajudar no tratamento para depressão?

Neste post, vamos falar sobre a importância da psicoterapia no tratamento para a depressão.

Então, vamos lá?

Depressão tem tratamento?

A depressão é uma condição que tem tratamento. No entanto, infelizmente, ainda pequena parcela da população mundial tem acesso a ele.

A depressão é uma condição multicausal, ou seja, não é possível definir uma única causa.

No entanto, há um conjunto delas que favorecem esta condição. São questões biológicas, psicológicos e sociais que podem contribuir para seu desencadeamento.

Diferentemente da tristeza, a depressão é uma condição persistente que vem acompanhada com um conjunto de outros sinais e sintomas. Eles acabam comprometando o dia a dia da pessoa. Isso pode ser sentido, por exemplo, na realização das tarefas cotidianas, na concretização de planos. Enfim, há impactos negativos em sua qualidade de vida.

Os medicamentos para depressão se popularizaram muito nas últimas décadas. E, conforme o caso, são mesmo um aliado importante. Contudo, é importante saber que ele não é o único tipo de tratamento.

Para quem sofre de depressão, é fundamental ter um espaço para falar abertamente sobre suas questões pessoais. Também para refletir sobre sua situação de vida atual. E, desta forma, ter um entendimento mais aprofundado sobre ela. Assim, é possível desenvolver novas estratégias de enfrentamento mais saudáveis. Este espaço é oportunizado pela psicoterapia.

Ainda há muito preconceito em relação à depressão. Devido a isso, as pessoas em depressão têm poucas oportunidades de expressar aquilo que sentem. Desta forma, fica mais difícil também compreender o que realmente se passa consigo.

Como a psicoterapia pode ajudar no tratamento para depressão

A psicoterapia é um ambiente seguro e acolhedor no qual as pessoas podem falar abertamente sobre si e seu sofrimento. Inclui, por exemplo, sentimentos, angústias, dores e temores. Isso sem o risco de ser julgado.

Além disso, ela está protegida pelo sigilo profissional do psicólogo.

É bom lembrar também que a psicoterapia não é uma conversa comum, mas uma atividade profissional. Assim, o psicoterapeuta deve ser um profissional habilitado e treinado para isso.

Na psicoterapia, novas estratégias mais saudáveis diante das situações podem ser desenvolvidas. 

A exemplo, é importante atentar para a rede de apoio. E, caso necessário, na psicoterapia, conjuntamente com a psicóloga ou psicóloga, elaborar estratégias para fortalecê-la.

Lembre-se sempre da importância de contar com um ou uma psicóloga ou psicoterapeuta de confiança. A escolha de um bom profissional é, sem dúvida, um passo importante passo.


Lara perfilOlá! Meu nome é Lara Dias, psicóloga (CRP 12/12269) desde 2002. Meu compromisso é realizar atendimentos de psicoterapia online e presencial de forma acolhedora, ética e responsável. Gostaria de agendar uma primeira consulta?


 

error: Content is protected !!
× Olá!