Você sabe o que é ansiedade social? Entenda como ela pode afetar sua vida

O que é fobia social

Você sabe o que é ansiedade social?

Conheça este transtorno de ansiedade e entenda também de que forma ele pode impactar sua vida.

Aprenda também a identificar alguns de seus principais sinais e sintomas.

Então vamos, lá?

Ah, é sempre bom lembrar de que este é um texto informativo. Desta forma, não deve ser usado para fins de diagnóstico.

De modo geral, as pessoas apresentam algum grau variável de ansiedade social.

Assim, podem sentir uma sensação difusa de apreensão frente a situações sociais.

Existe certa vantagem em responder com ansiedade social em determinadas circunstâncias. Isso porque, para lidar com ela, tendemos a nos preparar para situações de exposição.

Pode ser uma preparação no comportamento ou no estudo de conteúdos, por exemplo.

Então, a ansiedade tem sua função na vida cotidiana.

Ela tende a impulsionar para a preparação, como forma de lidar com situações novas, desconhecidas ou de exposição.

Diferentemente da ansiedade social dita normal, a ansiedade social não atua em favor de uma preparação para a situação de exposição. Isso porque ela é muito intensa.

Ao contrário, tende a “paralisar” a pessoa. Assim, em muitos casos, dificulta ou impossibilita que se prepare e enfrente as situações sociais.

Consequentemente, tende a afetar seu bem-estar e seu desempenho em situações sociais.

Ela inclui não apenas a ansiedade intensa frente a situações de exposição. Inclui também situações como comer, beber, falar e escrever diante de outras pessoas.

Ou seja, o agir espontaneamente frente a outras pessoas. E isso ocorre por medo da avaliação ou julgamento das pessoas. Ainda, medo de passar por humilhação ou embaraço.

Ansiedade social e depressão

Em alguns casos, a ansiedade social pode se associar à depressão. E isso se relaciona ao seu impacto em vários setores da vida e à restrição da vida social.

De forma geral, a convivência social e os relacionamentos afetivos constituem fontes de satisfação, mas a ansiedade social pode, em grande medida, privar a pessoa disso.

Ainda há preconceito em torno deste transtorno de ansiedade devido à sua pouca compreensão. Isso pode fazer com que pessoas que sofrem dela tendam ainda mais ao isolamento ou busquem ajuda tardiamente.

Identificar sinais e sintomas e buscar ajuda especializada o quanto antes é importante para evitar seu agravamento. Além disso, esta atitude pode minimizar seus impactos nas diversas áreas da vida.

A escolha de uma ou um profissional qualificado é sempre o primeiro passo para uma experiência positiva com a psicoterapia.

Mesmo se o atendimento psicológico particular não for possível na sua realidade, não deixe de buscar ajuda. Uma das possibilidades de atendimento gratuito é através das Unidades Básicas de Saúde, vinculadas ao SUS.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

NARDI, Antonio Egídio. Transtorno de Ansiedade Social: fobia social, a timidez patológica. Editora Medsi: 2000.


Lara perfilOlá! Meu nome é Lara Dias, psicóloga (CRP 12/12269) desde 2002. Meu compromisso é realizar atendimentos de psicoterapia online e presencial de forma acolhedora, ética e responsável. Vamos agendar uma primeira consulta?


 

error: Content is protected !!
× Olá!