Reorientação profissional – você sabe o que é?
Se você sente insatisfação ou dúvida sobre a escolha de sua profissão, então, saiba que a reorientação profissional pode ser uma grande aliada.
Neste post, vamos conversar sobre ela.
Você vai entender o que é a reorientação profissional e quando ela é indicada. Além disso, vai saber quem pode se beneficiar dela e quais fatores considerar na escolha de uma nova profissão.
Então, vamos, lá?
Quais os desafios na escolha profissional?
A escolha profissional é, sem dúvida, um grande desafio e nem sempre a primeira escolha é a mais acertada.
Infelizmente, não é raro que ocorra a insatisfação com a escolha do primeiro curso de graduação. E os motivos são vários.
Entre eles, falta de acesso ao serviço de orientação profissional e pouca maturidade para a escolha da profissão. Isso porque uma parcela significativa das pessoas fazem a escolha da profissão ainda na adolescência.
Outro fator é a idealização das profissões.
Um dos motivos da dúvida é também o grande número de profissões regulamentadas, conforme a Classificação Brasileira de Ocupações. Além delas, temos ainda muitas outras sem regulamentação específica.
Assim, a grande gama de profissões existentes torna a tarefa ainda mais complexa.
Mas, ainda que exista frustração com a escolha inicial de uma profissão, novas escolhas mais satisfatórias são possíveis.
Para quem sente insatisfação com sua escolha profissional ou tem dúvidas sobre ela, a reorientação profissional é um suporte importante.
Diante das dúvidas e frustrações com a escolha profissional, vale a pena, então, contar com apoio profissional para auxiliar em uma nova escolha. Profissionais de Psicologia estão entre aqueles que podem desenvolver este serviço. Para ter segurança de que se trata de profissional com habilitação, certifique-se de que tenha cadastro profissional ativo.
(Ah, se está procurando por psicóloga ou psicólogo, preparei este guia para tirar as principais dúvidas a respeito!)
Frente à insatisfação com o trabalho e a profissão, pode haver um desejo repentino de abandonar o curso de graduação ou fazer outra faculdade. E isso sem pensar muito a respeito, como forma de sair da situação que causa incômodo.
Desta forma, infelizmente, vemos casos de arrependimento por escolhas tomadas por impulso.
Ingressar em um novo curso e novamente sentir que a escolha foi errada pode trazer insatisfação em dobro.
É sempre melhor evitar situações como esta, não é mesmo?
Por isso, não hesite em pedir ajuda profissional para um trabalho qualificado e te ajudar com a escolha da profissão.
O que é reorientação profissional?
A reorientação profissional é um atendimento específico voltado a favorecer o amadurecimento das ideias e da tomada de decisão rumo a uma nova escolha da profissão.
Assim como na orientação profissional, na reorientação profissional, a oportunidade de promover autoconhecimento e reflexão sobre o que se deseja para si é fundamental.
O que envolve, aliás, também a reflexão e construção de um projeto de vida.
Além disso, inclui a reflexão sobre o papel social que se pretende desempenhar, através da profissão escolhida.
Na reorientação profissional, é importante verificar o que motivou a primeira escolha e quais aspectos ou situações provocam dúvida ou insatisfação com ela.
Como parte da reorientação profissional, está a busca de informações sobre as profissões.
Ela inclui a realidade da profissão e do mercado de trabalho, as diferentes possibilidades de atuação na área e projeção da profissão para o futuro.
Há casos em que, após a reorientação profissional, a pessoa opta por reafirmar sua primeira escolha.
Agora, no entanto, com um novo posicionamento diante da profissão escolhida.
É possível, então, uma decisão mais consciente de seus aspectos positivos – e também daqueles mais desafiadores – e feita de forma mais realista.
Se você quer se aprofundar neste tema, este artigo sobre quando fazer reorientação profissional lista mais detalhadamente situações nas quais as pessoas podem se beneficiar dela.
Ah, uma boa notícia é que, na atualidade, os serviços de orientação e reorientação profissional já podem ser à distância, assim como acontece com a psicoterapia online.
O trabalho costuma ser a principal atividade-guia para o desenvolvimento na vida adulto, por isso, é tão importante que ele seja exercido em condições adequadas, incluindo, satisfação pessoal.
Como o trabalho costuma ter centralidade em novas vidas, uma insatisfação crônica com ele costuma gerar sofrimento emocional, podendo, por exemplo, ser desencadeador de quadros de depressão e ansiedade.
A questão da profissional, sua escolha, condições de trabalho, relacionamentos neste ambiente estão diretamente relacionados com a saúde mental.
Desejo a você sucesso e satisfação em sua nova escolha profissional!
E, se precisar de ajuda quanto à saúde emocional, conte comigo!
Olá! Sou Lara Dias, psicóloga (CRP 12/12269) pela UFSJ, com formação em Psicologia Clínica e meu compromisso é realizar atendimentos psicológicos de forma acolhedora, singularizada e ética. Estou aqui para te ajudar a trilhar um caminho seguro rumo à sua saúde emocional.