Reorientação profissional: entenda o que é, para que serve e quem pode se beneficiar

O que é reorientação profissional

Reorientação profissional, você sabe o que é?

Se você está insatisfeito com sua profissão ou pensando em escolher uma nova, saiba que a reorientação profissional pode ajudar.

Neste post, vamos conversar sobre ela. Você vai entender o que é a reorientação profissional, quando ela é indicada, quem pode se beneficiar dela e quais fatores devem considerados na escolha de uma nova profissão.

Então vamos, lá?

A escolha profissional é, sem dúvida, um grande desafio e nem sempre a primeira escolha feita é a mais acertada. 

Isso acontece por uma série de motivos. Entre eles, falta de acesso a serviços de orientação profissional, pouca maturidade decorrente da idade em que a escolha foi feita.

Outro fator é a idealização das profissões. Soma-se também o grande número de profissões regulamentadas, conforme a Classificação Brasileira de Ocupações, além daquelas sem regulamentação específica.

Assim, a grande gama de profissões existem torna a tarefa da ainda mais complexa.

Mas mesmo que tenha havido uma frustração com a escolha inicial, novas escolhas mais satisfatórias são possíveis.

Àqueles que estão insatisfeitos com a escolha profissional ou têm dúvidas sobre ela, a reorientação profissional é um suporte importante. Diante das dúvidas e frustrações com a escolha profissional, vale a pena contar com apoio profissional.

Frente à insatisfação com o curso, pode haver um desejo de abandoná-lo ou ingressar em outro sem pensar muito a respeito. Isso como forma de sair da situação que causa incômodo.

Assim, infelizmente, vemos, em alguns casos, o arrependimento por escolhas tomadas por impulso. Ingressar em um novo curso e novamente sentir que a escolha foi insatisfatória pode trazer insatisfação em dobra e é sempre melhor evitá-la!

O que é reorientação profissional?

Por esta razão, a reorientação profissional é tão importante. Ela é um atendimento específico voltado a favorecer o amadurecimento das ideias e da tomada de decisão rumo a uma nova escolha.

Assim como na orientação profissional, na reorientação profissional, a oportunidade de promover autoconhecimento e reflexão sobre o que se deseja para si é fundamental.

O que envolve também a construção de um projeto de vida. Além disso, inclui a reflexão sobre o papel social que se pretende desempenhar.

Na reorientação profissional, é importante verificar o que motivou a primeira escolha e quais aspectos ou situações provocam dúvida ou insatisfação sobre ela.

Como parte da reorientação profissional, está a busca de informações sobre as profissões. Ela inclui a realidade da profissão e do mercado de trabalho, as diferentes possibilidades de atuação na área e projeção da profissão para o futuro.

Há casos em que, após a reorientação profissional, a pessoa opta por reafirmar sua primeira escolha. Agora, no entanto, com um novo posicionamento diante da profissão escolhida. Uma decisão mais consciente de seus aspectos postivos – e também daqueles mais desafiadores – e feita de forma mais realista.

Compartilhe!

[addthis tool=”addthis_inline_share_toolbox”]

 

error: Content is protected !!